quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ELABORAÇÃO  
Viviane Scheroeder de Sá     
Stella M. M. E. Martins de Cristo Trochmann

TÍTULO
Projeto Kidsmart – A caixa de sapatos

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA
- Linguagem Oral, Escrita e Leitura;
- Linguagem Artística - Visual;
- Pensamento Lógico-matemático;
- Movimento.


TURMA: Maternal III A e B

ANO: 2010

TEMPO ESTIMADO: Maio à Setembro

MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Bambolês;
- Tênis das crianças;
- Cartolina, sulfite e cartaz;
- Imagens de diferentes sapatos e pessoas;
- Tesoura e cola;
- Livro de história “Papo de Sapato” do autor Ziraldo e Pedro Bandeira”.
- Obras dos artistas Camila Butcher e Geraldo de Barros, reproduções que fazem parte do material "Museu na Escola";
- Giz de cera e lápis preto;
- Jogo Kidsmart.


OBJETIVOS GERAIS
  • Ampliar progressivamente as possibilidades de comunicação e expressão de idéias, sentimentos, desejos e necessidades, utilizando diferentes linguagens;

  • Conhecer , apreciar, analisar, produzir e respeitar diferentes linguagens artísticas, podendo relacionar elementos de sua cultura com elementos da cultura historicamente acumulados;

  • Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação;

  • Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de grupo e o pensamento operativo;

  • Desenvolver e ampliar progressivamente equilíbrio, ritmo, resistência, força, velocidade e flexibilidade corporal.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Participar de momentos de contação e leitura de histórias;

  • Construir pequenos discursos estruturados;

  • Identificar semelhanças entre as letras de seu nome e as da palavra SAPATO;

  • Fazer tentativas de escrita;

  • Ampliar gradativamente seu percurso individual, nas suas criações artísticas;

  • Apreciar suas produções, a dos colegas e as diferentes manifestações artísticas.

  • Agrupar os calçados em subconjuntos, de acordo com suas características;

  • Guardar os calçados por atributos.

  • Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa, correspondência de agrupamento;

  • Comparar três ou mais objetos utilizando as palavras mais ou menos, ou outras.

  • Comparar objetos utilizando termos de comparação (pequeno, médio e grande).

  • Identificar em que situações os números são utilizados na sociedade.

  • Vivenciar e reelaborar diferentes práticas de movimento, como cantigas, brincadeiras cantadas, jogos, ginástica, dança, entre outras;

METODOLOGIA
  1. Brincadeira do tênis:
Trabalhar com contagem individual dos sapatos; contagem dos pares; agrupar por tipos de calçados, classificando-os nos bambolês (cada bambolê deverá conter somente um tipo de calçado).

2. Gráfico dos tipos de calçados das crianças.


3. Dramatização adaptada da história “Papo de Sapato” do autor Ziraldo e Pedro Bandeira”.

4. Informática: Jogo Kidsmart  -  Caixa de Sapatos.

5. Leitura da obra dos artistas Camila Butcher e Geraldo de Barros, reproduções que fazem parte do material "Museu na Escola": A partir das obras, as crianças irão desenhar quem elas acham que é o dono dos sapatos presentes nas obras.

6. Jogo da Memória: Será confeccionado um "Jogo da Memória", no qual o objetivo será associar uma carta com a figura de uma pessoa (bebê, criança ou adulto) com outra contendo o sapato adequado à ela.

7. Trabalho de tentativas de escrita com a palavra sapato: Identificar semelhanças entre as letras de seu nome e as da palavra SAPATO.


AVALIAÇÃO

Concluímos com este projeto a importância de iniciar o uso da informática já no Maternal III, pois esse recurso desperta nas crianças um grande interesse, satisfação e até mesmo alegria, seus olhinhos brilham quando estão na frente da tela, piscar nem pensar. Não podem perder esses preciosos minutos na frente dessa máquina que produz tanto encantamento.
Mas como nem tudo são flores, dificuldades foram encontradas. Nossos computadores são muito antigos nem sempre estão funcionando.
Alguns dias marcados para a sala de multimídia acabam por não serem realizados, pois há um grande número de crianças para um numero reduzido de computadores e educadores para atuarem em um trabalho paralelo.
Apesar dos transtornos encontrados, os resultados foram surpreendentes, as crianças demonstraram maior domínio dos conteúdos propostos, porem precisam familiarizar-se mais com a utilização do computador, especificamente com o uso do mouse.

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