segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sequência Didática - Pré I A

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - KIDSMART
ELABORAÇÃO: CMEI PALMEIRAS
PROFESSORA: Stella Martha Maria Eugênia Martins de Cristo Trochmann
EDUCADORA: Taíne Aparecida Martins

TÍTULO:  O que é que a Centopeia maluca tem?

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
Pensamento Lógico-Matemático

TURMA: Pré I A          ANO: 2011

JUSTIFICATIVA:
A criança desde seu nascimento está envolvida em um contexto repleto de estímulos, presentes em seus brinquedos (cores, sons, texturas, entre outros), e a medida que o tempo passa e seu desenvolvimento se efetiva, as informações vão adquirindo maiores proporções e significados, ou seja, a criança começa a perceber detalhes mais minuciosos presentes em seu meio, como: o símbolo de um brinquedo (marca), as letras presentes em objetos, placas e outros suportes, e também os números, desde os que aparecem em seu calçado ou roupa, como também o do telefone de sua casa.
 A partir desse pressuposto, percebe-se a importância de proporcionar à criança situações em que possa interagir de maneira lúdica e significativa com essas informações e assim possa desenvolver suas habilidades cognitivas e avançar em seu aprendizado.

TEMPO ESTIMADO:
Uma semana (cinco dias).

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Computador;
- Software Kidsmart;
- Jogo: “O que é que centopéia maluca tem?” (confeccionado pelas profissionais);
- Sucatas;
- Tesoura;
- Cola;
- Pincel;
- Fita adesiva;
- Tinta guache;
- Canetinha hidrocolor (cores variadas);
- Papel sulfite;
- Revistas, encartes e jornais;
- Aparelho de som;
- Cd com a música “O que é que a baiana tem?” de Dorival Caymmi, interpretada por Carmen Miranda e Dorival Caymmi.  
OBJETIVOS:
- Ampliar as relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de número e o pensamento operativo;
- Relacionar número e quantidade.

METODOLOGIA:
1ª etapa:
Organizar as crianças em cantos de atividades diversificadas, em um dos cantos, disponibilizar o software Kidsmart – Casa de Matemática da Millie, no qual as crianças poderão estruturar sua centopéia, completando-a com olhos, pés, antenas, nariz, orelhas e rabos, utilizando a quantidade desejada selecionando um número de 1 (um) à 10 (dez).
2ª etapa:
Realizar um jogo confeccionado pelas profissionais da sala: “O que é que a centopéia maluca tem?”
Primeiramente, foi confeccionado um tabuleiro com o corpo da centopéia formado por círculos coloridos de cartolina colorida. Também faz parte do jogo, um dado contendo os números de 1 (um) a 6(seis), 12 (doze) pés de centopéia feitos com papel cartão colorido, e por fim, 12 (doze) olhos, também feitos de papel cartão branco .   
Para realizar o jogo, iremos separar as crianças em grupos de quatro integrantes, que serão subdivididos, ficando duas para completar a centopéia com os pés e as outras duas, os olhos.
As crianças deverão jogar o dado, uma por vez, para estabelecer a ordem da jogada, ou seja, respeitando a seqüência numérica do maior para o menor. 
Depois de estabelecido a ordem de jogada, cada criança deverá jogar o dado e colocar a quantidade de pés ou olhos (de acordo com o que foi determinado no início do jogo) correspondente ao numeral obtido.
Importante destacar, que a última jogada deverá ser o número exato de peças restantes, caso o número obtido no dado seja diferente, a equipe passará a vez e terá que tentar a finalização do jogo na próxima rodada.
Ganha a equipe que terminar de colocar suas peças (olhos ou pés) no tabuleiro por primeiro.
Ao final de cada partida as profissionais da sala irão registrar em fichas o numeral correspondente à quantidade de olhos e pés presentes no tabuleiro.
3ª etapa:
Após realizarmos o jogo, apresentaremos às crianças um trecho da música “O que é que a baiana tem?” (Composição: Dorival Caymmi. Interpretação: Carmen Miranda e Dorival Caymmi), e assim, iremos propor a realização de uma paródia a partir do refrão da música, na qual ao invés de “baiana” utilizaremos a expressão “centopéia maluca” e as crianças deverão completar a canção com a quantidade obtida na ultima jogada. Após concluir a paródia, faremos seu registro em cartolina.
4ª etapa:
Fazer a escrita da palavra “CENTOPEIA”, e realizar a contagem das letras, relacionar sua letra inicial à objetos e nomes que iniciem com a mesma letra.  Estimular as crianças a estabelecer relações das letras que formam essa palavra com as letras presentes nos nomes das crianças.
Em seguida, iremos propor confecção de uma centopéia com caixa de ovos, para isso, cada criança receberá uma caixa de ovo e poderá pintá-la utilizando tinta guache. Assim que a pintura secar, ela poderá fazer os detalhes em sua produção (olhos, boca, pés, etc) utilizando diferentes materiais, como: sucata, cartolina, papelão, papel colorido, entre outros.
Assim que terminada a confecção da centopéia, faremos uma exposição em nossa sala para que todos possam apreciar as produções.
5 ª etapa:
Nesta etapa, cada criança receberá uma folha sulfite com um círculo de papel colorido colado ao centro e pediremos para que utilizando recortes de revistas, encartes ou jornais, faça o “rosto” da centopéia, podendo colar a quantidade e elementos que desejar (olhos, boca, nariz, etc). As produções serão fixadas no painel da sala.
AVALIAÇÃO:
Observar se a criança consegue realizar a relação do número e quantidade no decorrer das atividades propostas.

Um comentário:

  1. Muito boa a sequência. Envolve criatividade e participação das crianças, valorizando os seus saberes.

    ResponderExcluir